Connecting minds, creating the future for the oceans
Financiado por:
Concurso curtas metragens
REGULAMENTO
CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS
IDEIA / TEMA DAS CURTAS-METRAGENS
Os 7 Princípios da Literacia do Oceano. Para mais informação sobre os 7 princípios aceder ao site:
http://www.cienciaviva.pt/oceano/principios/oquesao/
OBJECTVOS
O Concurso pretende usar os vídeos como uma ferramenta para aumentar a consciência para as questões ambientais. É uma óptima oportunidade para mostrar ao mundo a tua visão sobre o oceano!
PARTICIPANTES
Este concurso é destinado a turmas do 3º ciclo e ensino secundário, tendo como público-alvo escolas do concelho de Seia, Aveiro e Viseu. A mesma turma pode apresentar várias curtas-metragens.
A CURTA-METRAGEM
· Serão aceites todas as categorias de filmes: animação tradicional, 2D digital, 3D e efeitos visuais, vídeos de música, experimentais, etc.;
· Duração das curtas-metragens – 2 a 3 minutos;
· As curtas-metragens devem ser enviadas via email para aspea@aspea.org;
· Juntamente com a curta-metragem deve ser enviado uma descrição do filme com o título, nomes e idades dos membros do grupo, identificação da turma e respectiva escola. Na descrição do tema do filme é aconselhado um mínimo de 50 palavras, enquadrada nos Princípios Essenciais do Oceano.
Importante: No último slide da curta-metragem deve constar o logo do EEA Grants
· As curta-metragens devem ser enviadas até ao dia 5 de Outubro de 2015, via email para aspea@aspea.org;
· Só serão aceites filmes originais.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
· Criatividade e Originalidade da curta-metragem;
· Rigor Científico;
· Adequação aos objectivos e ao tema do concurso.
PRÉMIOS
A turma da escola que participa com mais vídeos e a turma do vídeo vencedor ganha uma visita de estudo a Seia onde irá decorrer o Festival Internacional de Filmes Ambientais- CineEco, em Outubro de 2015, dia de actividade pré-festival, onde será apresentada uma selecção de curtas-metragens sobre a literacia dos oceanos produzidos por alunos de escolas secundárias e profissionais, nacionais e internacionais, no âmbito dos projectos apoiados pelo fundo EEA Grants (Curtmar e Connecting Minds, Creating the Future for the Oceans/CEI2015) e do The Shore Line Project, de Liz Miller, Canadá, onde se explora a ameaça crescente da subida do nível médio das águas do mar nas costas de todo o mundo.